sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os números da temporada 2014 – parte 1

Agora é hora de dissecarmos a temporada regular através dos números, começando pelos times que tiveram os melhores e piores desempenhos, e no melhor estilo de “o homem que mudou o jogo” verificar se os números na NFL significam algo. Preparados??? Vamos lá!!!


Cena do Filme "Moneyball" estrelado por Brad Pitt


Melhores Ataque em jardas:
Nome do Time
Jardas por jogo (média)
New Orleans Saints
411,4
Pittsburgh Steelers
411,1


Apesar da grande quantidade de jardas por jogo, os Saints (7-9) sequer conseguiram vaga para os Playoffs na fraca NFC Sul, já os Steelers (11-5) foram campeões da AFC Norte, no entanto foram massacrados por Flacco e os Ravens no Wild Card por 30x17.

Nenhum ponto para os números.

Piores Ataques em Jardas
Nome do Time
Jardas por Jogo (média)
Oakland Raiders
282,2
Jacksonville Jaguars
289,6


Dois dos piores time na temporada passada, os Raiders e Jaguars terminaram (3-13). Longe de qualquer pretensão de Playoffs, e com a possibilidade (novamente) de terem boas escolhas no Draft.

Ponto para os números

Melhores Ataques em TouchDowns
Nome do Time
TD Aéreo
TD Terrestre
Média de Pontos
Denver Broncos
40
15
30,1
GreenBay Packers
38
14
30,4


Os Broncos em mais uma temporada comandada por Payton Manning, tiveram um ataque poderoso, segunda maior média de pontos, e foram seguidos de pertos na quantidade de TDs pelo time do MVP da Temporada “A Rod”, no entanto os Packers tiveram média melhor de pontos em virtude dos TouchDows anotados pela defesa e time de especialistas (6x3).

Os dois times se classificaram para a pós temporada, Packers e Broncos (12-4) e ambos em segundo em suas respectivas conferências, no entanto os Packers disputaram o título da NFC contra os Seahawks perdendo por 28x22 num jogaço, já os Broncos levaram uma lavada dos Colts no divisional, perdendo de 24x13.

Ponto para os números!

Piores Ataques TouchDowns
Nome do Time
TD Aéreo
TD Terrestre
Média de Pontos
Jacksonville Jaguars
15
9
15,6
Oakland Raiders
22
4
15,8


Novamente os dois piores times da temporada, apenas inverteram de posição quanto a relação as jardas por jogo!

Mais um ponto para os números!

Melhores Ataques Aéreos
Nome do Time
Total Jardas Aéreas
Jardas Aérea por Jogo
TD
Indianapolis Colts
4.894
305,9
42
Pittsburgh Steelers
4.825
301,6
33


Os Colts (11-5), comandados pelo excelente Andrew Luck, ganharam a AFC Sul, e chegaram até a disputa da AFC contra os Patriots, onde foram humilhados por 45x7.

Ponto para os números.

Piores Ataques Aéreos
Nome do Time
Total Jardas Aéreas
Jardas Aérea por Jogo
TD
New York Jets
2.946
184,1
16
Jacksonville Jaguars
3.001
187,6
15


O pífio ataque dos Jets (4-12), que foram comandados nessa temporada por Geno Smith e Michael Vick, mesmo tendo WRs como Percy Harvin e Erick Decker, nada produziu, ficando muito aquém das expectativas. As coisas continuam sombrias.

Já os Jaguars esses números eram esperados, QB (Blake Bortles) calouro, WRs fracos, nada de surpresa por aqui.

Ponto para os números.

Melhores Correndo com a “Futbola”
Nome do Time
Total Jardas Terrestres
Jardas Terrestres por Jogo
TD
Seatlle Seahawks
2.762
172,6
20
Dallas Cowboy
2.354
147,1
16


Ambos os times contam com RBs físicos, que ganham muitas jardas após o contado. A diferença que os Seahawks dividiram essas jardas terrestres entre o RB M. Lynch (1.306 jardas, 13 TDs) e o QB R. Wilson (849 jardas, 6 TDs), enquanto os Cowboys foram exclusivamente com DeMarco Murray (1.845 jardas, 13 Tds) sendo este o maior corredor da temporada!

Ambos os times foram campeões em suas divisões, Cowboys (12-4) da NFC Leste, e Seahawks (12-4) da NFC Oeste, no entanto, na pós temporada os Cowboys perderam o Divisional para os Packers por 26x21, já os Seahawks foram campeões da NFC e perderam o SB XXXIX para os Patriots por 28x24.

Vendo esses números, fica ainda mais claro que a chamada da jogada final do SB foi totalmente equivocada.

Piores Correndo com a Bola Oval
Nome do Time
Total Jardas Terrestres
Jardas Terrestres por Jogo
TD
Oakland Raiders
1,240
77,5
4
Arizona Cardinals
1.308
81,8
6



Embora cada vez mais o jogo aéreo vem dominando a NFL, é evidente que a falta de jogo corrido implica diretamente na sorte do time na temporada, é quase inacreditável que um time tenha corrido tão poucas jardas quanto aos Raiders nessa temporada, com média de jardas por jogo e quantidade de TDs pífia. O principal RB dos Raiders foi Darren McFadden que correu apenas para 534 jardas e 2 TDs, os outros 2 TDs foram marcados pelo bom calouro Latavius Murray (424 jardas).

Já os Cardinals (11-5), conseguiram uma vaga para os playoffs, muito graças ao HC Bruce Arians, e foram eliminados, humilhantemente pelos Panthers no Wild Card por 27x16. Mais nesse caso as lesões acabaram com qualquer esperança do time, os dois QBs machucaram, jogaram com o 3º QB, e a mesma coisa com seus RBs, sendo que o bom RB Andre Ellington (660 jardas, 3 TDs) se lesionou no meio da temporada e não encontraram um substituto à altura, aí tudo se complicou.

Nesse caso mais um ponto para os números.

Conclusão:

De fato os números não são 100% garantias de sucesso, muito menos de fracasso, vejamos o exemplo dos Patriots que não figuraram em melhor em nenhuma das categorias, no entanto se mantiveram sempre entre os 10 melhores times.

Há também uma grande chance de um time com bons números ter sucesso na temporada e garantir pelo menos uma vaga para os Playoffs, e a reciproca também é verdadeira, com números baixos, certamente o time será um dos piores da temporada.

E ai galera, estão gostando do blog? Deixem seus comentários! Sugestões! Criticas! Opiniões!


Texto escrito por Caetano Engler Dahlem

Nenhum comentário:

Postar um comentário